Onde você quer chegar com sua carreira? Conseguir o emprego dos sonhos, ser promovido, alcançar um cargo de liderança. Todos esses objetivos exigem esforço e preparo e podem demorar muito tempo caso você não tenha clareza do que precisa ser feito no decorrer da sua trajetória profissional.
O planejamento permite que você assuma o controle de sua carreira a fim de garantir que conquiste seus objetivos profissionais e pessoais. Desta forma você dará foco ao que realmente importa para o seu crescimento. É como montar um quebra-cabeça de 1000 peças. Seu norte ou objetivo é reproduzir a mesma imagem que está na tampa da caixa. Pode até demorar, mas garanto que será mais rápido e eficiente do que tentar montar apenas tentando combinar as peças.
Separamos para você 7 passos para planejar sua carreira profissional:
1| Qual é o seu estado atual?
Refletir sobre seu estado atual é fundamental para planejar sua carreira. Fazer perguntas como:
- Estou feliz com meu trabalho atual?
- O que mais gosto de fazer nele?
- O que menos gosto?
- O que gosto de fazer nas horas vaga que não vejo o tempo passar?
Utilize papel e caneta para responder estas perguntas deixando a mente livre e sem julgamento. Esta ação é essencial para o nosso próximo passo.
2| Onde quer estar daqui a “X” anos?
Desenhar o planejamento de carreira é como programar um GPS. O aparelho precisa saber duas informações basicamente. Onde você está e qual é destino. Então, pense e escreva onde deseja estar daqui 2, 5 ou 10 anos na sua carreira. Refletir sobre o futuro lhe dará insights de como tomar o controle da sua vida e como guiá-la em direção aos seus objetivos.
Seu Emprego dos Sonhos está mais perto do que imagina. Clique aqui e saiba como!
3| Trace objetivos e metas atingíveis
Sabe por que a maioria das promessas que as pessoas fazem na virada de ano novo não se realizam ao término dele? Por que a maioria destas pessoas não criam objetivos atingíveis e sim vontades superficiais como: quer ser rico, ser reconhecido, ser feliz. O que ela irá ofertar para ter mais dinheiro, qual feito desta pessoa será proveitoso à cidade onde mora para obter o reconhecimento que busca ou quais atitudes e comportamentos está disposto a mudar para fazer os outros felizes e consequentemente a si mesmo.
Querer apenas ser um empresário de sucesso não é o suficiente. Precisamos definir metas atingíveis e mensuráveis para que possa acompanhar se está na direção planejada como vimos no passo anterior.
4| Não tenha medo de sair da zona de conforto
Não existe almoço grátis. Tudo tem um preço e esta é uma excelente notícia!
Nem todos estão dispostos a pagar o preço de aonde você quer chegar. Para ser sincero, a maioria que abriu este artigo talvez tenha desistido da leitura na etapa 2. E, é exatamente isso que quem está na média faz. Eles buscam o que é mais fácil. Se você chegou até aqu,i já se destaca da maioria. Show!
Ao planejar a sua trajetória profissional precisa ter em mente que poderá enfrentar obstáculos que quem os vence não são especialista, mas sim pessoas determinadas e que estão disposta em lutar pelos seus objetivos de forma integra. Não tenha medo. Aprenda algo novo todos os dias, se relacione com pessoas de várias áreas e contribua com o que puder com elas. Inevitavelmente isso fará muita diferença na sua jornada, tenha certeza disso!
5| Invista e desenvolvimento pessoal e profissional
Há pessoas que carregam um equívoco consigo de que já terminaram os estudos depois de uma graduação ou pós, porém quem quer crescer e chegar a lugares jamais pensados precisa ter uma mentalidade de que nunca devemos parar de aprender. O mundo mudou e continua mudando e talvez o que você aprendeu ontem não necessariamente resolve o problema de hoje. Se destaca o profissional não com o melhor doutorado, mas sim aquele que busca novas soluções simples para problemas velhos e complexos. Nunca pare de estudar.
“Aquele que pára de estudar simplesmente porque terminou um curso está para sempre irremediavelmente condenado à mediocridade, qualquer que seja sua área de atuação. O caminho do sucesso é o caminho da aprendizagem contínua.”
Trecho do livro Quem pensa enriquece.
6| Revise seu plano periodicamente
Como já falamos, nossa trajetória é como um GPS, porém como qualquer caminho as vezes precisamos alterar a rota. Uma demissão, uma crise ou qualquer outro problema que tente nos impedir de continuar. O problema não é sair do trilho, o que importa é voltar rápido.
Crie um hábito de reavaliar sua meta a cada 6 meses para saber se está na direção planejada.
7| O sucesso depende apenas de você e não dos outros
Claro que o apoio da família, amigos e outros profissionais podem contribuir muito na sua carreira, mas tenha como ponto fundamental de sua vida que seus esforços não dependem de ninguém e que você é inteiramente responsável pelo seu estado passado, presente e futuro. Ao assumir está consciência, você não se permitir vitimizar por qualquer derrota que venha acontecer, porém assume seu papel de agente motivador da sua vida e cria um novo caminho para contornar tal situação.
Os fracassados dão desculpas. Os bem sucedidos dão soluções.
Conta pra a gente o que está planejando para o seu futuro e como podemos ajudá-lo em sua trajetória.
Sucesso!