As 5 perguntas mais feitas pelos recrutadores

Depois de elaborar o seu currículo e conseguir uma entrevista com selecionador, surge uma questão. O que ele irá me perguntar e o que responder durante a conversa que pode ser determinante para minha contratação?

Cada entrevista é uma seleção distinta da outra, porém há perguntas que costumam se repetir na maioria delas.

 

Saber quais são essas perguntas na hora da entrevista, ajuda aliviar o nervosismo e estresse que todo o candidato sofre nessa hora. Para ajudar em sua preparação, reunimos as 5 perguntas mais frequentes que os recrutadores fazem o que eles querem saber com cada uma delas para estruturar suas respostas.

 

 

1| Por que você quer e merece trabalhar aqui?

 

Essa pergunta tem basicamente dois objetivos. O primeiro é saber o quanto você sabe sobre a empresa. O segundo é o quanto os seus valores são compatíveis com os da companhia. Este é um bom momento para falar de suas habilidades e competências específicas.

 

O melhor caminho é pesquisar tudo o que puder. Vale usar o site da empresa, as informações publicadas pela imprensa e também conversar com funcionários ou ex-funcionários da empresa, se for possível.

 

Obviamente que saber tudo sobre a cultura e valores que são praticados de uma empresa, sem nunca ter trabalhado para ela, é impossível, por isso dúvidas são bem-vindas durante o processo desde que sejam perguntas bem fundamentadas.

 

 

2| Fale um pouco sobre você

 

Este tipo de pedido pede objetividade e clareza em seu discurso. Traga informações organizadas e em ordem cronológica trazendo momentos específicos que apontem informações concretas, resultados positivos em números e prazos.

 

Você pode dar exemplos de desafios que diagnosticou em sua função anterior e quais foram a ações tomadas para resolver tal situação. Em outras palavras, não diga que sabe apenas fazer um bolo de laranja, mas sim quais ingredientes utilizou, qual tempo no forno e como reconheceu a necessidade de entregar este de produto. Faz sentido?

 

 

3| Quais são suas principais qualidades e defeitos?

 

Claro que cada pessoa possui uma particularidade entre pontos forte e oportunidades de melhoria, mas a minha sugestão é que você fuja da palavra “perfeccionista”. Pode ser até verdade, mas já virou piada nos departamentos de seleção este tipo de resposta por se tratar de uma informação muito vaga e genérica.

 

Pontos fortes não se trata de uma habilidade que gosta muito, mas sim de uma aptidão que gera os resultados esperados e no tempo planejado. Use os feedbacks que já obteve no decorrer de sua carreira para explanar sobre suas competências bem como os pontos a desenvolver. Todos nós temos algo que precisamos melhorar e simplesmente não saber quais são estes pontos pode levá-lo a responder algo sem sentido que pode custar a sua aprovação. Saber o que não é tão bom é praticar o autoconhecimento, comportamento este fundamental para alguém que quer atuar numa melhor performance. Peça ajuda a amigos para identificar esses pontos e principalmente fale ao entrevistador o que está fazendo para melhorar tal comportamento. Se você é tímido por exemplo, diga que está fazendo um curso de oratória e que isso tem evoluído muito sua comunicação.

 

 

4| Como você lida com a pressão?

 

Estamos tão acostumados a trabalhar sobre pressão que acreditamos que a resposta certa seja: “Eu trabalho muito bem sobre pressão”. O problema é conseguirem comprovar com exemplos se sabe mesmo lidar.

 

Trabalhar sobre pressão na maioria das vezes não é sadio e, muitas das vezes isso ocorre por conta de prazos apertados. A melhor alternativa está em se manter organizado e atualizado com o cronograma do projeto/serviço para evitar qualquer tipo de erro na entrega final evitando assim qualquer tipo de conflito gerando assim uma pressão que poderia ser evitada.

 

 

5| Como você se vê daqui a cinco anos?

 

O entrevistador pretende observar como você planeja sua vida profissional e se tem clareza sobre onde quer chegar. Está avaliando se você não está com expectativas inalcançáveis e poderia se frustrar com facilidade.

 

Faça um Planejamento de Carreira que defina seu objetivo principal e quais são as etapas que terá que conquistar para chegar até ele. Se você quer se tornar um Gerente de Marketing por exemplo você deve primeiro fazer uma graduação em Marketing ou áreas afins para se tornar ao menos elegível para esta oportunidade.

É importante salientar que não existem respostas perfeitas. Cada vaga, cada empresa e cada recrutador possui um perfil diferente. O que realmente existe é a pessoa certa para a vaga certa. Seja 100% você, pesquise bastante e simule sozinho uma entrevista isso lhe deixará muito mais preparado para as oportunidades que virão.

 

Conta aqui embaixo qual foi a pergunta mais interessante que já respondeu em uma entrevista e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

 

Sucesso!