Simplesmente ser um gênio no seu trabalho, dar os melhores resultados e ser uma referência não é o suficiente para crescer na carreira e conquistar aquela promoção tão desejada. Talvez você já tenha vistos ótimos vendedores que criavam muitas estratégias de negociação, fechava diversos contratos e sonhava um dia fazer algo maior do que já realizavam, porém nunca tiveram este reconhecimento. E por que isso acontece?
Muito mais do que ser o melhor, você precisa parecer ser o melhor multiplicador do que faz. Tive o prazer de trabalhar com excelentes negociadores que fechavam grandes serviços produzindo um enorme faturamento, porém a gestão não enxergava este profissional preparado ou preparada para assumir uma posição diferente da qual já exercia muito bem e então uma pergunta vinha as suas cabeças:
“Vale a pena perder um excelente vendedor e ganhar um líder mais ou menos?”
É claro que não.
Mas em algumas vezes esses profissionais possuíam algum tipo de capacidade para outras atividades, porém não conseguiam demonstrar.
Você pode estar pensando que uma empresa que tenha este tipo de visão está tremendamente equivocada. É verdade, você tem razão. Mas ainda assim eu te faço esta pergunta. Você trocaria um mega negociante responsável por ⅓ do seu faturamento por um gestor meia boca? Acho que não.
Talvez isto esteja acontecendo com você que, além ser referência no que faz, possui total capacidade para fazer muito mais em posições hierárquicas mais elevada. Por isso, separamos as melhores dicas para que você além de vender seu peixe muito bem, fazer com que as pessoas queiram você pescando peixes maiores ainda!
1| Pense em você como uma marca
Seu nome é uma marca e compreender o que as pessoas pensam quando ouvem o seu nome pode dizer muito se irá prosperar onde está ou não. Zele pela imagem profissional através do respeito aos colegas, entregando o que foi solicitado no prazo estabelecido e sempre com ética e transparência. Estas características dentre muitas outras são obrigatórias a todo cidadão, mas nos últimos dias isso tem sido raridade. Cumpra o que foi combinado.
2| Venda seu peixe
Não adianta nada você fazer algo muito bom que produz ótimos resultados se as pessoas não saberem que foi você. Não estou dizendo que tem que sair por aí gritando que é o melhor, porém há pessoas que possui uma espécie de complexo de inferioridade. Faz coisas muito boas, pensa e cria soluções fantásticas em silêncio, pois não tem coragem de levantar a mão em uma reunião e expor as suas ideias com medo de errar.
Ouse e se permita errar de forma controlada.
3| Faça os outros crescerem
Se você quer prosperar, ajude os outros a prosperar também. Seja uma pessoa disponível para ajudar e contribuir nos projetos alheios que lhe cabe.
Há um equívoco no meio corporativo que se tem sucesso quando você unicamente se destaca e isso não é uma verdade. Ao se mostrar disponível em ajudar e contribuir com seus colegas de trabalho, você cria um sentimento nos demais de reciprocidade e este é um sentimento poderoso, pois inconscientemente elas se sentem na obrigação de retribuir o seu apoio mesmo que isso signifique que você seja o chefe delas amanhã. O sentimento que seus colegas agora tem é de que se você pode contribuir tanto para o crescimento deles sem estar hierarquicamente acima, imagine quando estiver.
4| Não espere feedback para melhorar
Quem vê de fora vê melhor e isso é a mais pura verdade, porém ficar esperando seu líder te corrigir para começar a melhorar seu trabalho, não é bem visto. Quando você se mostra um profissional que busca uma melhoria contínua através da autoavaliação, sua gestão o vê como um parceiro e não como um funcionário que precisa o tempo todo de acompanhamento e feedback. Alguém que ele pode dividir os desafios do trabalho, dando lhe novas responsabilidades e consequentemente uma promoção. Tenha uma proatividade assertiva.
5| Faça um planejamento da sua carreira
A última dica consiste em avaliar o seu cenário. Você pode ser o melhor no que faz, porém é importante entender se o local que está atuando possui espaço para seu crescimento.
Se você é atendente de uma pequena bomboniere dificilmente será um executivo deste pequeno negócio. Pode parecer óbvio, mas talvez você conheça algumas dezenas de bons profissionais que são frustrados com o que fazem. O problemas não está na falta de reconhecimento e sim na falta de degraus para escalar sua carreira.
Conta aqui nos comentários o que mais um profissional pode fazer para prosperar no trabalho e compartilhe com seus amigos e os ajude a ter sucesso como você terá!
Sucesso!