Início de carreira é quase sempre a mesma história. Os jovens não conseguem um emprego porque não tem experiência profissional. Mas como conseguir a tal experiência se ninguém dá a primeira Oportunidade?
A situação parece sem saída e muitos se sente impotente, sem saber o que pode fazer para mudar este cenário. E aí, quando não enxergam nenhuma alternativa ou solução para vencer esse obstáculo, acabam perdendo a motivação e deixando a busca de lado.
O que a maioria das pessoas não percebem é que elas já possuem a vivência e as habilidades necessárias. Isso pode ser o resultado de trabalhos em meio período, estágios ou até mesmo experiências voluntárias. Para conseguir um emprego sem experiência, você precisa destacar o que já conquistou pessoal e profissionalmente, as suas habilidades e vitórias, e investir em sua capacitação para o mercado.
Para te ajudar na busca destas respostas, a equipe da RT. fez uma lista de opções para alavancar o início da sua vida no mercado de trabalho.
1| Crie sua própria experiência profissional
As empresas preferem contratar alguém com algum tempo de experiência (ao menos 2 anos) segundo pesquisas, pois este período é basicamente voltados a aprender ser um profissional.
Você pode tocar aquele projeto pessoal que sempre teve vontade de levar para frente ou se junte com alguns amigos e faça coisas incríveis na área que você quer atuar, usando-o como uma forma de desenvolver as suas habilidades e ganhar vivência prática. Na hora de conversar com um recrutador, você vai ter exemplos para falar sobre o seu perfil e também resultados para mostrar.
Há plataformas online de serviços que conectam profissionais autônomos à empresas e que você pode usar suas habilidades técnicas desenvolvendo trabalhos para outras pessoas como o GetNinjas, Start Of Service, Trampos.co, Freelancer dentre outras.
2| Não tenha medo de começar de baixo
Muitas empresas precisam de profissionais mesmo sem algum tipo de experiência profissional no histórico. Não tem problema se o cargo for menor do que você imagina. Calma, é apenas o seu primeiro passo de uma jornada que pode ser incrível.
Trabalhar para uma empresa assim pode ser ótimo, pois nem todos os candidatos estão com uma mentalidade de crescimento como você e as chances de você se destacar é muito grande com o passar do tempo.
Uma vez lá dentro, se empenhe ao máximo para mostrar o seu valor. O reconhecimento virá por consequência.
3| Faça cursos, todos que puder
Participe de eventos na sua área e faça o máximo de cursos que puder. Entenda qual foi a contribuição de cada um para torná-lo um profissional melhor e também aproveite esses momentos para fortalecer a sua rede de contatos.
Durante os processos seletivos, saber apontar como determinado curso auxiliou a sua formação e dar exemplos de como a teoria pode ser aplicada na prática ou no contexto da empresa faz com que os recrutadores valorizem mais o candidato.
Lembre-se que existem muitos cursos online que são gratuitos e possuem um conteúdo excelente. Para se capacitar, você só precisa de proatividade e disciplina!
Participe de eventos na sua área e faça o máximo de cursos que puder. Busque observar qual foi a contribuição para o seu desenvolvimento profissional e como transformou a teoria aplicada em prática. No processo seletivo, dê exemplos ao recrutador sobre essas experiência e como poderá contribuir para o crescimento da empresa.
Vale lembrar que há diversos cursos gratuitos para que você possa participar e aprimorar seus conhecimentos como por exemplo Fundação Bradesco, Endeavor, FGV Online, dentre outros.
Para eventos gratuitos e pagos, utilize o aplicativo Sympla. Vale a pena!
4| Faça trabalhos voluntários
Além de enriquecer o currículo, os trabalhos voluntários são uma excelente opção para você entender como funciona o mercado e colocar em prática o que aprendeu no curso e/ou faculdade desenvolvendo muitas das competências que você precisa para o trabalho remunerado.
Além de garantir muita experiência, você cria uma rede de Network que pode ser muito estratégico na sua introdução ao mercado de trabalho por meio de indicações.
O que você faria ou já fez para conseguir mais experiência profissional e se destacar na entrevista. Comenta aqui embaixo e compartilhe com seus amigos.
Sucesso!