Ter um emprego bacana que você sente orgulho e vontade de estar nele todos os dias é possível. Com um salário que você acredita ser justo além de um ambiente extremamente harmonioso e divertido. Porém encontrar este emprego dos sonhos pode levar algum tempo, meses ou talvez anos, ainda mais se não souber responder uma pergunta muito simples:
“Se você pudesse escolher qualquer emprego do mundo, que trabalho seria esse?”
A maioria das pessoas que faço esse questionamentos, não sabem o que responder e se você também não sabe qual seria, as chances de conseguir são quase nulas e ainda sim se um maluco lhe oferecesse uma oportunidade parecida, você não a reconheceria.
Algumas atitudes simples podem lhe dar clareza que qual seria o seu trabalho perfeito e te aproximar dele mais rápido do que imagina.
1| Saiba o que quer
A maioria das pessoas não sabem, genuinamente, o que querem para suas vidas profissionais e se veem na “mão do destino”. Meio que “deixa a vida me levar”. Pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. O problema que esse caminho pode levá-lo à uma atividade, função ou empresa que não lhe traz entusiasmo ou motivação de estar lá, mesmo sendo uma oportunidade desejada por outros.
2| Estude sobre você e sobre a empresa que deseja ingressar
Este é um ponto fundamental. Pesquisar sobre a empresa ou vaga que quer alcançar lhe dará vantagem comparado aos demais candidatos. Explore tudo o que puder sobre a empresa, seu posicionamento no mercado, se já ganhou algum prêmio e identifique pontos fortes em você que pode somar com a instituição que quer fazer parte.
Ao demonstrar ao recrutador que você reconhece seu potencial e pode contribuir para o crescimento da empresa, você se torna um candidato extremamente valioso, visto que poucos sabem como apresentar tais competências combinadas com a necessidade da companhia. Poucos sabem se vender que, aliás é o nosso próximo passo.
3| Seja um vendedor
Você pode até não gostar de vendas, mas se quer chegar no emprego dos sonhos terá que vender muito sua imagem e ideias. Pense em possíveis perguntas que poderão ocorrer durante a entrevista e elabore respostas conectadas com seu perfil de forma que agregue valor.
Pratique respondendo as perguntas abaixo:
- “Fale das suas experiências anteriores”
- “Qual foi o último projeto que você sugeriu e não foi implantado e qual o motivo da reprova”
- “Por que quer trabalhar nesta empresa”
- “O que te faz mais preparado dos demais candidatos que estão concorrendo a esta mesma vaga?”
Pode parecer assustador esse tipo de pergunta, mas suas chances aumentam exponencialmente quando se prepara para elas. Confira o material O que os recrutadores perguntam nas entrevistas e fique mais preparado.
4| Não desconsidere trabalhos fora da área que deseja atuar
Para quem está iniciando sua vida profissional o mais importante é adquirir experiências que contribuirão para desenvolver suas competências técnicas, então, não se incomode em entrar em uma empresa de atuação diferente da que quer trabalhar, se for o caso. Tudo tem um início e os recrutadores veem essa ação como uma prática normal e muitas das vezes ideal. Imagine que você gostaria de trabalhar como Gerente de Marketing de uma indústria, mas nunca trabalhou. É possível que seu currículo se quer seja selecionado para uma entrevista.
Para quem é mais maduro no mercado de trabalho a regra é a mesma, afinal você precisa trabalhar, porém foque em desenvolver habilidades que as empresas do seus sonhos mais busca de seus candidatos. Faça diversas pesquisas sobre o segmento, busque se conectar com funcionários desta organização pelo Linkedin para entender mais sobre sua cultura e uma futura indicação, é claro.
Caso você não tenha especificamente uma empresa dos sonhos mas sim um emprego dos sonhos, ter bons relacionamentos no segmento pode ser a chave que lhe falta para abrir a porta de uma nova oportunidade. Veremos isso na próxima dica.
5| Tenha uma rede de Network segmentada
Network não é apenas conhecer pessoas, mas sim conhecer pessoas que você pode contribuir e que, consequentemente, podem contribuir com você. Uma forma de se conectar a profissionais do tipo, como já mencionado, é usar o Linkedin de forma cautelosa e respeitosa. Sem excessos e sem spam. Mas o meu preferido é participar de palestras, workshops do meu nicho de atuação. Eventos como esses reúnem outros profissionais que com certeza seriam contatos valiosos para sua carteira de Network.
Há diversos sites e aplicativos que podem avisá-lo de novos eventos, porém deixo minha sugestão do app Sympla. Lá você terá acesso a eventos gratuitos e pagos da sua região.
É importante salientar que seu foco deve estar em gerar valor, contribuir com o outro. O mais importante é fornecer do que ganhar e isso pode gerar um sentimento de reciprocidade à quem está apoiando.
E aí, conta pra a gente qual é o seu emprego dos sonhos aqui nos comentários e qual das dicas você acredita ser mais importante!
Sucesso!